quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Processos de Separação Física de uma Mistura de Substâncias (Revisão do 7º ano)

Para separar os constituintes de uma mistura pode-se recorrer a diferentes processos de separação. Os processos de separação permitem separar diferentes substâncias que inicialmente foram juntas, mantendo as suas propriedades características.


Processos de Separação de misturas Heterogéneas:


Filtração ----» é o processo que permite separar partículas sólidas que se encontram em suspensão num líquido ou numa solução. Utiliza-se um papel de filtro adequado, que permite reter as partículas sólidas. Estas constituem o resíduo. A solução que atravessa os poros do papel de filtro designa-se por filtrado.




Decantação ----» é o processo físico que permite separar um sólido depositado no fundo de um recipiente que contém um líquido. Na decantação transfere-se o líquido de um recipiente para o outro com o auxílio de uma vareta.




Decantação em funil ----» é o processo que permite separar dois ou mais líquidos imiscíveis (que não se misturam), com base na diferença de densidades dos líquidos, para tal utiliza-se um funil de decantação.




Centrifugação ----» é o processo que permite separar, com maior rigor, partículas sólidas de pequenas dimensões que se encontram em suspensão num líquido, por acção de uma centrifugadora (esta realiza um movimento de rotação a alta velocidade).




Peneiração ----» é o processo que permite separar as misturas sólidas formadas por constituintes cujos “grãos” têm diâmetros diferentes, para tal utilizam-se as peneiras.




Separação magnética ----» é o processo utilizado quando um dos componentes da mistura apresenta propriedades magnéticas, ou seja é atraído através do uso de um íman. O íman separa sólidos magnéticos dos não magnéticos.



1 comentário:

  1. muito legal me ajudou muito com trabalho de escola guilherme de lima olivera rio verde goiás

    ResponderEliminar